Videocast #42 – Primeiros passos no Ubuntu – Vídeo 6

Categoria: Ubuntu, VídeoCast | Palavras-chave: , , , , ,

Algo que leio bastante por fórums e listas é a dificuldade em se compartilhar pastas na rede utilizando o Ubuntu, o que realmente não consigo entender. Para facilitar a vida de todos, este vídeo mostra a maneira simples de se acessar e fazer compartilhamento. Não é necessário fazer configurações mirabolantes no samba, isso é coisa para compartilhamentos avançados e não para simples compartilhamentos.

Assistir no Youtube

Viu como é fácil e não precisa nem abrir o terminal?

Publicado em 25 de agosto de 2013 | 18 Comentários

Ivan Brasil Fuzzer

Ivan Brasil Fuzzer

Faço parte do grupo Tchelinux(http://www.tchelinux.org). O Tchelinux é um grupo de voluntários que trabalha com software livre e ainda acredita que boas coisas podem ser feitas nesta comunidade; desde que saibamos repassar aos que estão iniciando que Software Livre é um aprender e repassar o conhecimento incessante. Sou líder do Ubuntu-BR-RS juntamente com a Marta Vuelma. Tentamos divulgar a distribuição e auxiliar novos usuários por todo o estado do Rio Grande do Sul, as vezes em outros estados também. Sou um amante incondicional de software livre. Vivo apaixonado pelo Ubuntu.

Mais posts do autor (856)

18 Comentários

  1. Renato Cardoso disse:

    Show de bola! parabéns

  2. Flávio Roberto disse:

    Tentei fazer a instalação do Ubuntu 13.04 em dual boot com o Windows 8, mas não deu certo. Fiz a instalação completa do Ubuntu, mas o Notebook dá boot no Windows e não permite a escolha do Ubuntu. Como resolvo esse problema sem eliminar o Windows 8??

      • Flávio Roberto disse:

        Segui o tutorial, mas mesmo assim deu errado. Então instalei o Windows 7 no lugar do 8 e tentei instalar o Ubuntu 13.04. No entanto, o Ubuntu não reconhece o Windows 7 é como se meu HD estivesse vazio, mas quando entro no modo teste do Ubuntu consigo ver os arquivos do Windows. Simplesmente o particionamento do Ubuntu não reconhece o Windows. Eu queria ter os dois sistemas um para uso normal e outro para jogos. O que eu faço?? Desde já, agradeço a atenção.

        • Você chegou a instalar o Ubuntu?

          • Flávio Roberto disse:

            Acabei de substituir o Windows 8, agora estou usando apenas o Ubuntu. Meu irmão que possui um modelo de Notebook igual ao meu conseguiu fazer o dual boot do Linux Mint com o Windows 8, para isso ele permitiu que o próprio Mint fizesse o particionamento do Disco. Quando ele tentava manualmente não conseguia o dual. Se eu não tivesse tentado o dual boot, através do particionamento manual, talvez não tivesse perdido o Windows 8. Mas tudo bem, gosto do Ubuntu, antigamente em outro Note usava o Lubuntu. Vou utilizar o Wine para instalar alguns dos meus jogos no Ubuntu. Viva o Ubuntu!!

  3. Tom Alvim disse:

    Primeiramente parabéns pelo excelente blog que muito ajuda àqueles que gostam de Linux, como eu…rs
    Fiz o que diz no tutorial, mas no meu caso não deu certo. Estou com dois notebook usando Ubuntu e que usam a mesma rede wifi de minha residência. Este tutorial é apenas para rede point-to-point? Permanentes ou comutadas?
    Abraços,

  4. Paulo Rogerio disse:

    Amigos,
    Alguém sabe se tem como funcionar o emissor de NFE gratuito no Ubuntu? Uso o eToken Aladdim. Coloco os drives do token e o Ubuntu encontra, mas o emissor gratuito feito em java não reconhece o A3.

    Desde ja agradeco,
    Paulo Rogerio

    • Onde encontro este emissor de NFE para verificar como ele trabalha?

      • Paulo Rogerio disse:

        Olá Ivan,
        Bom dia!

        Obrigado pelo retorno. Segue o link: http://www.emissornfe.fazenda.sp.gov.br/

        Ele é o emissor de baixo: Emissor NFE 2.2.19. Roda em java, e tem que ser o java da Sun, o openjava nao o acha.

        Abraço,
        Paulo Rogério.

      • Paulo Rogerio disse:

        Grande Ivan!

        A única coisa que me prende ao Windows na empresa é esse emissor NFe e o programa MS Money 99 que uso a mais de 10 anos. Se não fosse isso, já tinha me livrado desse fardo a tempos.Tentei com os meus parcos conhecimentos fazer funcionar o Ubuntu na empresa. Achei o sistema mais estável que o Windows, fora que achei muito mais fácil de usar…

        Forte abraço,
        Paulo Rogério.

  5. Marcus Mac-Ginity disse:

    Ivan!
    o compartilhamento conforme citado no video, não funciona entre um note e um netbook na mesma rede privada (uso GVT). Nos 2 a mensagem é de que não consegue montar a pasta: acesso negado.
    Abç,

    • Tem certeza de ter aplicado as permissões como foi pedido?

      • Marcus Mac-Ginity disse:

        ok, vou recomeçar os procedimentos… também tentar entre Mint15 e Ubuntu e entre 2 Mint15 também. Achei que pudesse ser algum bloqueio (firewall) na rede doméstica que a GVT nos oferece, mas não tenho acesso as configurações da GVT…

  6. Flávio Roberto disse:

    Abandonei o Windows agora estou utilizando somente o Ubuntu. E com o Play on Linux consegui instalar meu jogo original do Civilization IV. Não preciso mais do Windows.

Deixe seu comentário

Website