Xmir no Ubuntu 13.10

Categoria: Ubuntu | Palavras-chave: , , , , ,

mir

Como já anunciado nas redes sociais, estou utilizando o Ubuntu 13.10 para testar e relatar bugs. Logicamente, não podia deixar de usar o novo servidor gráfico do Ubuntu e inicialmente o utilizei através de um PPA. Agora que os pacotes estão disponíveis no repositório Universe, removi o PPA e estou usando direto do repositório.

Durante o último Papo de Buteco me questionaram o que eu estava achando da experiência e eu até disse que não tinha notado nenhuma lentidão visível aos olhos, mas agora que estou usando a versão disponível no repositório Universe, alguma coisa diferente deu para ser notada.

Velocidade

No geral o servidor gráfico está rodando sem nenhuma lentidão constante. Percebi alguma lentidão na movimentação do mouse em alguns momentos quando o Dash está aberto, fora isso tudo rodando na mais pura perfeição.

Dois monitores

Uma funcionalidade que utilizo muito quando fico no escritório no trabalho. Apenas o espelhamento de monitores está funcionando, o que não resolve meu problema, já que utilizo o segundo monitor como extensão da primeira levando alguns programas para lá e para deixar melhor distribuído o meu trabalho.

Jogos

Para quem já está acostumado a jogar usando a Steam, ainda não é hora de mudar para a versão 13.10 nem para testes. Fiz testes com os jogos Dota 2 e Left for dead 2 e nenhum deles teve seu funcionamento perfeito, para falar a verdade, sequer dá para dizer que funcionaram. No caso do Dota nem o menu inicial do jogo pode ser compreendido, ficou com a maior parte da interface vermelha, pelo menos consegui identificar o botão de sair.

Consumo de memória

Acredito que é um dos pontos que a maioria quer saber. Utilizando o computador da mesma maneira que sempre utilizei, pude reparar que o consumo de memória teve uma leve queda, neste quesito eu até esperava que o consumo fosse, inicialmente, maior. Os grandes vilões do consumo de memória continuam sendo os mesmos para mim, VirtualBox devido as máquinas abertas, Firefox devido ao grande número de abas, e o Thunderbird que não sei exatamente por que consome tanta memória.

Enquanto eu escrevia este artigo, tive meus primeiros “congelamentos” do sistema. Durante alguns segundos a interface parou de responder mas logo voltou sem perda de janelas ou funções. Como o projeto está ganhando os testes reais agora, acredito que está até além do que era esperado por se tratar de um elemento tão crítico para um sistema. Estou gostando do que estou vendo e ansioso para ver o resultado final quando o MIR estiver realmente pronto para ser o servidor gráfico padrão.

Publicado em 12 de agosto de 2013 | 9 Comentários

Ivan Brasil Fuzzer

Ivan Brasil Fuzzer

Faço parte do grupo Tchelinux(http://www.tchelinux.org). O Tchelinux é um grupo de voluntários que trabalha com software livre e ainda acredita que boas coisas podem ser feitas nesta comunidade; desde que saibamos repassar aos que estão iniciando que Software Livre é um aprender e repassar o conhecimento incessante. Sou líder do Ubuntu-BR-RS juntamente com a Marta Vuelma. Tentamos divulgar a distribuição e auxiliar novos usuários por todo o estado do Rio Grande do Sul, as vezes em outros estados também. Sou um amante incondicional de software livre. Vivo apaixonado pelo Ubuntu.

Mais posts do autor (856)

9 Comentários

  1. Antonio disse:

    Promissor. E precisam arrumar definitivamente o recurso de dois monitores como um expansão do outro, uso tb no trabalho e permaneço no 12.10 exatamente pela dificuldade que tive com o 13.04 para usar dois monitores.

    • Que tipo de dificuldade teve na 13.04? Eu usava até então dois monitores na 13.04 sem nenhum tipo de problema.

      • Antonio disse:

        A dificuldade é que os monitores são de tamanhos diferentes, um é full hd e o outro não, como tenho que usar resoluções distintas para cada um, tinha horas que ligava a máquina e o monitor guest não funcionava, ou funcionavam os dois mas em 640×480… e aí dói né rsrsrs Tentei de td até que tive que resetar o Unity para conseguir usar novamente o monitor host em full hd. Então.. de volta ao 12.10 :D Nunca migrei para nenhuma versão sem que existissem já duas disponíveis. Então provavelmente irei migrar para a 13.04 quando sair a 13.10 :P

        • Estranho, tenho configuração semelhante, dá uma olhada nos vídeos que faço que meu setup de monitores sempre aparece. Uso um Computador FullHD e outro com 1366×768 e não tenho nenhum tipo de problema. No caso uso uma VGA Nvidia.

  2. Antonio Novaes disse:

    Ubuntu 31.10 Xmir Dual Monitor
    http://www.youtube.com/watch?v=gMv0IU0sYRU

  3. Ignacio disse:

    Que a força esteja com eles… Aqui tem os bugs relacion ados, incluindo falhas de segurança e a questão do uso de múltiplos monitores.
    https://bugs.launchpad.net/mir/+bugs
    https://bugs.launchpad.net/unity-system-compositor/+bugs
    https://bugs.launchpad.net/xmir/+bugs

    Aliás, o XMir ainda não mostrou a que veio, porque além de diminuir a performance, roda como root que nem o X.
    http://mjg59.dreamwidth.org/26254.html

  4. Leandro disse:

    Outro aplicativo que consome bastante memória e apatentemente não teria razão para o consumo é o skype, e sempre tem lá seus 3%-5% de cpu sempre em uso, imagino que antes de ser adquirido pela M$ o suporte ao linux já era deficitário e o futuro ainda deverá ser mais sombrio

    • Nunca tinha reparado no consumo de processamento dele.

      • Leandro disse:

        Pois é, para uma estação tudo bem, agora para um notebook, em modo bateria, ele suga mais do que deveria, e isso é confirmado pelo powertop da intel, pela quantidade de Wakeups que o skype faz a cpu, resumindo ele não deixa o cpu ficar em standby ou C7 que seria o estado mais profundo de standby e baixo consumo… abraço Ivan, que ver se participo mais !

Deixe seu comentário

Website