Opencast #28 – Debian

Categoria: OpenCast, Ubuntu | Palavras-chave: , , , ,

opencast 28 - debian

Neste episódio do Opencast Ivan, Aprígio Simões, Helio Loureiro e Luiz Guaraldo falam um pouco sobre a história da distribuição Mãe(ou seria Pai?) de tantas outras, o Debian. Podemos entender como funcionam cada repositório, diferenças e similaridades entre Debian, Ubuntu e outras distribuições não baseadas no Debian. Finalizamos o papo falando sobre a comunidade Debian no Brasil e como obter ajuda quando necessário.

Links do episódio

Se você preferir, pode assistir ao vídeo da gravação do Opencast. O vídeo está quase sem edição da conversa, apenas retirada a parte inicial onde não falamos nada de importante. É até interessante para compararem como fica o trabalho pós edição.

Assistir no Youtube

Twitter: @tecnologiaabert

Facebook: http://www.facebook.com/tecnologiaaberta

Google+: Tecnologia Aberta

Youtube: Tecnologia Aberta

E-Mail: opencast@tecnologiaaberta.com.br

Feed do Opencast: http://tecnologiaaberta.com.br/feed/opencast/

iTunes: http://itunes.apple.com/br/podcast/id424732898

 

Todas as músicas de fundo na versão mp3 e a música de abertura da versão em vídeo são do Josh Woodward

Publicado em 27 de setembro de 2013 | 13 Comentários

Ivan Brasil Fuzzer

Ivan Brasil Fuzzer

Faço parte do grupo Tchelinux(http://www.tchelinux.org). O Tchelinux é um grupo de voluntários que trabalha com software livre e ainda acredita que boas coisas podem ser feitas nesta comunidade; desde que saibamos repassar aos que estão iniciando que Software Livre é um aprender e repassar o conhecimento incessante. Sou líder do Ubuntu-BR-RS juntamente com a Marta Vuelma. Tentamos divulgar a distribuição e auxiliar novos usuários por todo o estado do Rio Grande do Sul, as vezes em outros estados também. Sou um amante incondicional de software livre. Vivo apaixonado pelo Ubuntu.

Mais posts do autor (856)

13 Comentários

  1. Erick Barros disse:

    Ola pessoal, olha o bom Baiano aqui de novo. Como já sabem escuto todos os programas. Recentemente fui obrigado passar para o nível mais avançado e estou trabalhando com servidores(Lindo!!!), recém contratado de uma Faculdade, e que esta não deseja mais utilizar o Forefront (ant. isaserver). Bem chega de blá,blá,blá, gostaria que vocês fizessem um programa falando sobre integração de servidores Linux e Windows, porque aqui o pessoal integra a autenticação do proxycache Squid3 utilizando kerberos,winbind e samba. Então, esta e a melhor solução? Qual a forma mais correta de fazer essa integracao, visto que eles necessitam de Servidores Windows por conta do TOTVS.
    []s e sucesso.

  2. Muito bom o OpenCast… Foi muito divertido… Contem comigo para novos OpenCasts…

    • Erick Barros Nascimento disse:

      Beleza Guaraldo. Esse opencast sobre Debian foi realmente muito interessante. Sucesso!

  3. Vinícius Reis disse:

    Muito bom o Podcast!
    Ouço todos e está sensacional(Só este, eu já escutei umas três vezes.)!
    Gostaria de dar uns pitacos, se é que é possível, pois a galera mandou muito bem!

    Instalação
    No site Oficial do Debian, a iso padrão a ser baixada, é uma iso de instalação via rede de 400 e poucos MB, onde você pode optar por uma instalação do sistema de 32 ou 64, com a opção de instalação gráfica.
    Não foi comentado, mas existe uma iso do Debian que já vem com firmwares não-livres dentro dela.
    segue um link: http://www.debianmaniaco.blogspot.com.br/2012/06/instalando-debian-com-firmware-nao.html

    Sudo
    Desde a versão 6(Squeeze) na instalação normal, basta deixar a senha de root em branco e o usuário que você cadastrar será o administrador do sistema como no Ubuntu.
    segue um link: http://debianmaniaco.blogspot.com.br/2013/05/nota-de-esclarecimento-usuario-sudo-no.html

    add-apt-repository
    Nesta versão já tem este script incluído, porém ao adicionar uma ppa do Ubuntu, você terá que editar o arquivo “.list” do repositório. Pois ele insere o codinome wheezy, bastando trocar pelo codinome do Ubuntu(eu uso a precise).
    Obs.: já dei umas dicas em um grupo no Facebook e um rapaz me disse não ter encontrado o script, portanto segue um link: http://debianmaniaco.blogspot.com.br/2012/02/script-para-adicionar-repositorios-ppas.html
    Basta você trocar o codinome no script.

    Eu uso Debian, pois é bastante estável e para servidores, que é foco da distro, isso é muito importante. Para usá-la como desktop, você pode usar a versão estável e hibridizar os repositórios.
    http://dagoland.blogspot.com.br/2013/09/hibridizando-o-apt-do-debian.html
    Pois desta forma você pode instalar um software mais atual, sem precisar sair da versão estável.
    Ou use a versão testing que também é batante estável( estou usando a um tempo e, por enquanto, sem problemas).
    Se gosta de aventuras vai para a sid e divirta-se.

    Repositório Deb-multimedia
    É como o recém falecido medibuntu. Antes atendia em debian-multimedia.org, mas o domínio expirou e tiveram de trocar para deb-multimedia.
    Segue um link: http://debianmaniaco.blogspot.com.br/2013/06/atencao-removam-o-repositorio-debian.html

    Como diria Aprígio Simões, “Debian é o Poder”, uso como desktop no trabalho e em casa(minha esposa está usando), porém para deixá-lo “redondo” como desktop dá um trabalhinho, neste ponto o Ubuntu, Fedora, Mint, OpenSUSE, Elementary, podem ser melhores, pensado no usuário final. Mas amigo, depois que ele estiver configurado, você dificilmente terá problemas, pois o bicho é estável demais.
    Até o novo líder do projeto Debian quer trazer inovação.
    Segue um link: http://www.diolinux.com.br/2013/07/lucas-nussbaum-quer-ubuntizar-o-debian.html

    Quanto ao fato de ser espartano, é como foi comentado no podcast e como comentei lá em cima. Vai depender do repositório que está usando.
    Exemplo: A versão estável vem com o gimp 2.8.2, mas a versão 2.8.6 está na testing, então basta eu acrescentar o repositório testing e instalar. É claro, que dependendo do programa, vou precisar ver o que está sendo removido, caso aconteça, para não quebrar o sistema, ou outro software.

    Deixo aqui alguns sites que podem te ajudar:

    http://www.debianmaniaco.blogspot.com.br/
    http://linuxdicasesuporte.blogspot.com.br/
    https://gnutwoall.wordpress.com/
    http://www.servidordebian.org/pt/start

    Bem desculpas se escrevi mais do que deveria!
    Um abraço a todos do podcast e longa vida ao projeto!
    Deus vos abençoe!

  4. Ernandes Fernandes disse:

    Muito Bom este Opencast! Já há um tempo estava esperando por uma edição sobre Debian, pois desde que comecei a ler sobre Linux, o Debian sempre me pareceu interessante. Já testei, por Live-DVD, tanto o Debian como alguns Debian-like pretendo instalá-lo (Debian LXDE ou LMDE Cinnamon ou Crunchbang), em um computador que receberei em breve, para aprender a usar Linux na prática e este Opencast me incentivou bastante e promete ser útil nesta empreitada.

  5. Antonio CV Silva disse:

    Gostaria de mencionar oprojeto debian-live (http://va.mu/dNMO) onde o usuário pode baixar e testar o último release do debian stable, sem necessidade de instalar, como era com o kurumin.

    Uso-o para mostrar o pinguim para os curiosos de plantão.

    Ele faz uso do instalador nativo do debian e, mesmo fazendo conexão com a www, não baixa nada dela. Tem uma série de aplicativos que não vem na iso tradicional.

    =======================================

    Gostaria que comentassem o que o novo líder do debian disse em sua entrevista de julho p.p. onde, para ele:

    “Muitas coisas interessantes acontecem no ecossistema Debian, mas muitas vezes fora do próprio projeto, por meio de derivativos, mas não há nenhuma razão para que a inovação não deva acontecer diretamente no Debian”

    Será que isso significa adotar recursos que desenvolvedores de distros debian-based fazem?

    Acho que um início seria versões mais atualizadas de gerenciadores de janelas mais atuais. Não se usa gnome, xfce ou kde em servidores mesmo. Pq mantê-los em versões muito desatualizadas?

    Não creio que estes pacotes tenham um papel “crítico” que necessite de tanta establidade, de modo a ficar imutável por 3 anos.

    ====================================

    Acho que uma flexibilização neste item seria muito interessante.

  6. Everton Melo disse:

    Achei o episódio muito legal!
    ja utilizava ubuntu fazian anos e Debian somente como server, mas vejo que agora tenho uma visão diferente, muito obrigado por isso!

    e outra coisa o link:

    “Como transformar seu Debian em Sid”

    ta quebrado teria como vocês mandarem outro equivalente?

  7. Flaverton disse:

    Quem usa Debian pra desktop, seria importante utilizar o unstable?
    E pra servidores seria só o stable?

    Ótimo podcast!
    Abraços!

  8. Fernando disse:

    Olá Galera,

    Puxa, me identifiquei com este podcast, também sou um Debian de Carterinha desde a versão 2.2 e isso já faz muito tempo, dá época que se tinha que brigar para achar informação válida atravéz da linha telefonica.

    Gostei do conteúdo e parabéns !!!

Deixe seu comentário

Website