Pesquisa da Valve sobre o uso da Steam

Categoria: Jogos, Ubuntu | Palavras-chave: , , , ,

pesquisa-steam-1

Já falamos no Opencast sobre a pesquisa que a Valve faz referente ao uso da Steam, mas não tínhamos imagens ou mais dados.

Já foi discutido também que não faria sentido a Valve fazer uma pesquisa já que ela tem um programa no computador dos usuários que pode fazer esta coleta e enviar para seus servidores, ou até mesmo usar a conexão com seus servidores para que essa informação seja enviada assim que um cliente se conectar. Isso seria possível sim, mas seria bem anti-ético, já que isto não é informado nos termos que são aceitos para se cadastrar no sistema.

Os dados coletados pela pesquisa são compilados e um relatório é gerado com as informações de Sistema Operacional e o hardware utilizado pelos usuários. Deste que a Steam estreou no Linux, esse número tem caído e muitos rumores surgem como a descontinuidade da versão para Linux(isso já não se sustenta depois que a Valve anunciou seu próprio console baseado em Linux). Outra coisa que tira a sustentação desta tese e justifica os números é que utilizo a Steam desde que foi lançada para Linux e respondi a pesquisa apenas pela segunda vez e sei que muitos usuários de Linux jamais viram esta pesquisa.

Para quem nunca viu a pesquisa, seguem algumas telas.

pesquisa-steam-1 pesquisa-steam-2 pesquisa-steam-3 pesquisa-steam-4 pesquisa-steam-5

Acredita agora que os números de uso da Steam não mostram a realidade?

Publicado em 25 de outubro de 2013 | 3 Comentários

Ivan Brasil Fuzzer

Ivan Brasil Fuzzer

Faço parte do grupo Tchelinux(http://www.tchelinux.org). O Tchelinux é um grupo de voluntários que trabalha com software livre e ainda acredita que boas coisas podem ser feitas nesta comunidade; desde que saibamos repassar aos que estão iniciando que Software Livre é um aprender e repassar o conhecimento incessante. Sou líder do Ubuntu-BR-RS juntamente com a Marta Vuelma. Tentamos divulgar a distribuição e auxiliar novos usuários por todo o estado do Rio Grande do Sul, as vezes em outros estados também. Sou um amante incondicional de software livre. Vivo apaixonado pelo Ubuntu.

Mais posts do autor (856)

3 Comentários

  1. Rafael disse:

    Não entendi a relação entre essa pesquisa e o número de usuários do Steam no GNU/Linux. Como você usou um para chegar a qualquer conclusão sobre o outro?

    • Rafael,

      Está dito no post e se quiser saber mais ouça o Opencast que tem o link no post também. Mas o número de usuários de cada sistema operacional é dado por esta pesquisa que é feita de maneira aleatória e com amostragem extremamente pequena.

  2. Marcelo disse:

    Já respondi a esse questionário duas vezes no Linux (quando reinstalei o sistema e abri o Steam pela primeira vez depois de instalar) e duas vezes no Windows (apareceu depois de jogar e outra depois de ligar e atualizar o cliente). Deve ter alguma relação com as mudanças que fiz no meu PC, primeiro mudei a velocidade da conexão (de discada pra 5Mbps) e a mais recente que foi a placa de vídeo.

Deixe seu comentário

Website