Ubuntu comemora 9 anos

Categoria: Ubuntu | Palavras-chave: , ,

Print Screen do Ubuntu 4.10 Print Screen do Ubuntu 13.10

Em 20/10/2013 a distribuição GNU/Linux Ubuntu comemorou 9 anos do lançamento de sua primeira versão.

O Ubuntu 4.10 (The Warty Warthog) foi lançado em 20 de outubro de 2004 baseado na distribuição Debian, com a proposta de ser um sistema operacional Linux de fácil utilização, para que qualquer pessoa consiga usar sem dificuldades.

A cada 6 meses é lançada uma nova release. Em 17 de outubro de 2013 foi lançado o Ubuntu 13.10, 19ª versão do sistema com visual completamente diferente comparando-se com a primeira versão.

Algumas mudanças que ocorreram durante esses 9 anos:

– Até a versão 10.10 os Live CD’s de instalação eram distribuídos gratuitamente. Agora os Live CD’s podem ser adquiridos na loja virtual da Canonical (http://shop.canonical.com/) ou com os LoCo Teams que distribuem os mesmos em eventos aonde o Ubuntu está representado.
– Até a versão 9.10 as cores predominantes eram o marrom e o castanho. Após as cores predominantes passaram a ser o laranja e o roxo.
– Até a versão 12.04 o CD de instalação ocupava 700 MB no disco. A partir da versão 12.10 é necessário gravar a imagem ISO em um DVD ou pendrive, pois a imagem ultrapassa o limite de 700 MB de gravação de um CD.
– Até a versão 10.10 a interface padrão do Ubuntu era o GNOME. O Ubuntu 11.04 estreou a nova interface padrão chamada de Unity, considerada um divisor de águas para a distribuição Ubuntu.
– Até a versão 10.04 o tempo de suporte das versões LTS era de 3 anos para Destop e 5 anos para a versão Servidor. A partir da versão 12.04 o tempo de suporte das versões LTS são de 5 anos, tanto na versão Desktop como na Servidor.

Mas a grande mudança, que na verdade é um novidade, foi o lançamento do Ubuntu Touch em 17 de outubro de 2013. Trata-se da primeira versão do Ubuntu para dispositivos móveis (smartphones e tablets). Você pode conhecer mais sobre o Ubuntu Touch em um Videocast aonde apresentamos o sistema funcional.

A cada lançamento novas funcionalidades são adicionadas, mantendo sempre o foco em usabilidade, acessibilidade e internacionalização. Assim milhões de pessoas poderão usar o Ubuntu ao redor do mundo e de forma gratuita.

Fique com um vídeo com a demonstração do Ubuntu Touch:

Assistir no Youtube

Publicado em 21 de outubro de 2013 | 4 Comentários

Rudinei Weschenfelder

Rudinei Weschenfelder

Técnico em informática, desenvolvedor web, empresário e entusiasta de tecnologias livres. Líder do Time de Documentação do Ubuntu Brasil (Ubuntu-BR-DOC), membro do Time de Tradução do Ubuntu Brasil (Ubuntu-BR) e do LoCo Team Ubuntu-BR-RS.

Mais posts do autor (15)

4 Comentários

  1. uso o Ubuntu há 5 anos…

  2. rafael disse:

    a uns 5 ou 6 anos atras comprei uma revista de informática que trazia um live cd do ubuntu, a principio gostei mas nunca utilizei , a uns 2 anos atras fiquei mais curioso sobre o linux , o se não me engano o Positivo começou a trocar o windows por linux, desde então tive mais curiosidade de saber mais sobre o linux, dai começei a prender como usar usr um live cd (pergunte ao google),ai comecei a usar um sistema de duo boot,usando o ubuntu que foi a primeira distro que conheci, até perceber que ela realmente muito boa,ainda gosto muito do xp ,pois o pouco que aprendi foi usando o xp, porque ele não copia o liux como windows 7 e 8, agora to usando o ubuntu 12.04 lts, porque o 13.10 deu muito pau no meu pc, muito travamento e no 12.04 é muito pouco ou quase nada de travamento.o linux só melhora com o tempo, e o ubuntu também pois me fez conhecer como o linux é bom.

  3. Carlos disse:

    Eu uso ubuntu a 2 dias, tenho até vergonha em comentar aqui!

Deixe seu comentário

Website