Ubuntu continua crescendo nos servidores

Categoria: Ubuntu | Palavras-chave: , , , , , , , ,

os-linux-1310

O Debian continua no topo, mas o Ubuntu está chegando lá com um crescimento muito alto e constante.

Como já era de se esperar, o Debian continua dominando o mercado de servidores com 32,5% das instalações, seguida pelo Ubuntu e CentOS com 26% e pela Red Hat com 9%. Juntos, Debian e Ubuntu somam incríveis 58,5% do mercado de servidores, bem acima da soma da Red Hat, Fedora e CentOS que é de 38% aproximadamente.

O que é mais interessante neste gráfico é o crescimento do Ubuntu que é constante desde janeiro de 2011. O gráfico ainda traz informações interessantes sobre as tecnologias utilizadas em cada sistema. O CentOS é mais usado entre desenvolvedores Java e Perl. O Debian é mais utilizado entre desenvolvedores PHP e Python. Já o Ubuntu é mais popular entre os desenvolvedores Ruby e Javascript.

Outra informação interessante é a respeito do servidor web que os sistemas costumam rodar. Enquanto no CentOS o domínio é do Apache, no Debian o domínio é do Nginx.

Fonte: W3Techs

Publicado em 22 de outubro de 2013 | 2 Comentários

Ivan Brasil Fuzzer

Ivan Brasil Fuzzer

Faço parte do grupo Tchelinux(http://www.tchelinux.org). O Tchelinux é um grupo de voluntários que trabalha com software livre e ainda acredita que boas coisas podem ser feitas nesta comunidade; desde que saibamos repassar aos que estão iniciando que Software Livre é um aprender e repassar o conhecimento incessante. Sou líder do Ubuntu-BR-RS juntamente com a Marta Vuelma. Tentamos divulgar a distribuição e auxiliar novos usuários por todo o estado do Rio Grande do Sul, as vezes em outros estados também. Sou um amante incondicional de software livre. Vivo apaixonado pelo Ubuntu.

Mais posts do autor (856)

2 Comentários

  1. Antonio disse:

    Tou apanhando fazem 6 dias pra fazer uma bridge funcionar em um servidor com ubuntu rsrsrs

  2. Gustavo Franco disse:

    Interessante essa progressão interessante também o salto que o CENTOS deu, eu pessoalmente uso ubuntu estou bem com o 13.10 um bug aqui e ali mas funciona bem, tem certas coisas ainda que windows é mais estável exemplo vmware Sphere, gns3, agora em virtualização notei uma estabilidade no uso da memória muito grande comparando win7 com ubutu 13.10 estou gostando, claro que para servidores como RTP PROXYS, Firewalls ainda prefiro o unix uso normalmente CENTOS/DEBIAN, bom o pinguim está muito bem no cenário geral.

Deixe seu comentário

Website