Solução para problema de teclado que perde configuração durante inicialização

Categoria: Ubuntu | Palavras-chave: ,

Em uma ajuda no IRC me deparei com um problema de o teclado perder a configuração padrão sempre que o computador era iniciado. O que acontecia era que o teclado ignorava a configuração e passava a utilizar o layout inglês, mesmo este não estando configurado explicitamente no sistema.

A solução é bem simples. Clique no ícone do teclado e vá na opção “Configurações de entrada de texto”.

configurar-teclado-1

Marque a opção “Permitir fontes diferentes para cada janela” e depois “Novas janelas usam a fonte padrão”.

configurar-teclado-2

Pronto, agora pode reiniciar o computador e verificar se o teclado não perde mais as configurações.

Publicado em 21 de fevereiro de 2014 | 49 Comentários

Ivan Brasil Fuzzer

Ivan Brasil Fuzzer

Faço parte do grupo Tchelinux(http://www.tchelinux.org). O Tchelinux é um grupo de voluntários que trabalha com software livre e ainda acredita que boas coisas podem ser feitas nesta comunidade; desde que saibamos repassar aos que estão iniciando que Software Livre é um aprender e repassar o conhecimento incessante. Sou líder do Ubuntu-BR-RS juntamente com a Marta Vuelma. Tentamos divulgar a distribuição e auxiliar novos usuários por todo o estado do Rio Grande do Sul, as vezes em outros estados também. Sou um amante incondicional de software livre. Vivo apaixonado pelo Ubuntu.

Mais posts do autor (856)

49 Comentários

  1. Davidson disse:

    Cara, muito boa sua dica! Valeu.

  2. Danielle disse:

    Fiz ontem o que o site recomenda e hoje ainda continuo com o mesmo problema. =/

    • Igor disse:

      Oi também estou com o mesmo problema de configuração de teclado, toda vez que ligo ou reinicio o pc, tenho que mudar manualmente as configurações de idioma do teclado para português brasil, mesmo já estando configurado para pt brasil! Já fiz o tutorial acima e não resolver nada. Já estou ficando de saco cheio do ubuntu e linux em si!

  3. Eduardo disse:

    Eu estava com esse problema,eu resolvia da seguinte maneira: clicava no ícone do teclado e na opção de idiomas eu clicava em cima do português do Brasil(mesmo este já estivesse selecionado),aí ele voltava ao normal,mas tinha que fazer isso toda vez que reiniciava o pc.Agora com essa dica resolveu o problema!!

    • Eu também fazia assim até encontrar esta solução Eduardo. O problema é que na 14.04 essa solução não funciona mais, estou investigando o que pode estar acontecendo.

    • Arnaldo disse:

      Eu uso Ubuntu 14.04 e consegui resolver o problema com a dica de Thiago.
      Mude o idioma do teclado para PT-BR e depois vá em Configurações > Suporte a idiomas. Verifique se o idioma Português Brasil está em primeiro da lista. Em baixo, na opção Sistema de método de entrada do teclado, se estiver em iBUS, troque-o para Nenhum e clique em fechar.
      Assim, o teclado sempre ficará em PT-BR toda a vez que reiniciar o sistema.

      • Wendell disse:

        Essa solução desconfigura a acentuação no Google Chrome.
        O Google Chrome (e o Chromium) utilizam o iBus para configuração da acentuação. Se o iBus estiver desligado, a acentuação não vai funcionar no Chrome.

        • Não utilizo o Chrome, não gosto da “qualidade” dele. Não tenho como te dar outra solução.

          • Wendell disse:

            Entendo…

            Por causa desse problema eu tentei até voltar a utilizar o Firefox, mas não me adaptei… Quando a gente se acostuma é difícil mudar de um pra outro…
            Utilizo a Firefox apenas para alguns sites específicos que são bugados no chrome…

  4. Peterson disse:

    vamo ver se funciona, achei por acaso a dica fuçando o blog, estou precisando muito dessa dica

  5. Thiago disse:

    Obrigado Ivan! Esse erro já estava irritando! :D

  6. Leandro disse:

    Valeu!

  7. Guilherme disse:

    Essa dica nao resolveu o meu problema. O teclado continua no padrao em ingles, embora nas configuracoes esteja em portugues do Brasil

  8. muito boa a dica parabéns

  9. Thiago disse:

    Eu segui o procedimento abaixo e funcionou:

    Mude o idioma do teclado para PT-BR e depois vá em Configurações > Suporte a idiomas. Verifique se o idioma Português Brasil está em primeiro da lista. Em baixo, na opção Sistema de método de entrada do teclado, se estiver em iBUS, troque-o para Nenhum e clique em fechar.

    Assim, o teclado sempre ficará em PT-BR toda a vez que reiniciar o sistema.

    • Jlia disse:

      Ola, essa dica parece boa, principalmente quando falta instalar o suporte a idioma. Consigo escrever o “ç” mas ainda nao consigo dar acento…

    • Reginaldo disse:

      Obrigado Thiago, usei a sua dica e funcionou perfeitamente! Já tinha tentado varias outras e não tinha resolvido.

  10. Guilherme disse:

    Thiago, sua solução funcionou aqui tbm. Obrigado pela dica.

  11. Joluca disse:

    Resolvi com esse comando que sinceramente não lembro de onde eu guardei:

    setxkbmap -model abnt2 -layout br

  12. MarceloNSette disse:

    Testei a dica do site; não resolveu. Aí, testei a dica do Thiago… Eureca!!!! Muito obrigado, aos dois (Thiago e Ivan Brasil Fuzzer). Obs.: Não testei a dica do Joluca mas, pelo texto, setando mapa de caracteres e leiaute abnt2 br, acredito que deve funcionar.

  13. Tiago Luiz disse:

    Muito obrigado amigo. Me deparei com esse problema hoje e sua solução rápida e fácil me ajudo. Continue com esse trabalho.

  14. Jlia disse:

    estou usando o ubuntu 14.04 e estou com muita dificuldade quanto ao teclado. As vezes funcionava direito, agora nunca funciona… usei a dica do Thiago, mas nao resolveu a acentuaçao. Quando eu aperto em algum acento a letra em seguida nao aparece. Eu nao sei usar a dica do Andre. Tentei pelo terminal com o comando sudo dpkg-reconfigure console-setup
    mas as opçoes que apareceram nao eram condizentes com as dicas do site do ubuntu… Alguem descobriu alguma dica nova?

    • Willamys disse:

      Oi amigo rode o comando sudo dpkg-reconfigure keyboard-configuration e em seguida siga a dica do site.
      Ao rodar o comando, você deve seguir o que é pedido na tela é bem simples e auto-instrutivo, pode ter certeza que você conseguirá solucionar seu problema caso ainda não o tenha solucionado.

  15. Arnaldo disse:

    A dica do site não funciona no Ubuntu 14.04, mas a dica de Thiago funciona perfeitamente.
    Obrigado Thiago, valeu pena excelente dica.

  16. Willamys disse:

    Essa dica acabou de ir para a pasta favoritos, “Ubuntu Soluções”, obrigado pelo ajuda, aqui toda vez que reiniciava eu tinha que rodar o comando dpkg-reconfigure keyboard-configuration. Testei e funcionou. Valeu e parabéns

  17. Tiago disse:

    Isso é um absurdo. Eu estou usando o ubuntu 14.04 desde a liberação pela Canonical e até hoje sempre que há uma atualização o teclado se desconfigura.

    Poxa, faz-se toda uma campanha para popularização do Linux e somos obrigados a minerar o google atrás de solução para problemas simples. É tão difícil entregar uma sistema Que Apenas Funciona?

  18. Neófito disse:

    A solução que encontrei para este problema foi relativamente simples. Procurem por ” Startup Apllications” no Unity (o idioma do meu SO Ubuntu 14.04, é inglês)> clique em “Add” > em “Name” (coloquem algo do tipo:keyboard_fix) > em “Command” digitem: setxkbmap -model abnt2 -layout br -variant abnt2 > e finalmente cliquem em “Add”!! Reiniciem o pc e creio, terão uma grata surpresa! Dai-me o feedback, caso tenha sido útil minha dica. Paz à todos!

  19. Alex disse:

    Show…muito obrigado

  20. Fabiano disse:

    Obrigado !

  21. Renata disse:

    Muito obrigada. Eu já não sabia mais o que fazer. Deu certo e nem precisei reiniciar. THANK YOU!!!

  22. Mauricio disse:

    Comigo funcionou os seguintes comandos:

    [sudo dpkg-reconfigure keyboard-configuration]

    E depois responder as questões do sistema pelo terminal…

  23. Obrigado pela dica!

    De repente o teclado inverteu umas teclas como “ç” e outras e esse procedimento resolveu, após eu tentar vários outros sites.

  24. Paulo Saraiva Leão disse:

    Uso o ubuntu faz um bom tempo, mas venho sempre tendo esse problema. Já exclui o idioma inglês do sistema,e sempre que instalo uma nova fonte, pois trabalho com manipulação de imagens, o teclado fica doido. Já fiz as dicas acima principalmente a proposta pelo artigo. Funciona, mas com o tempo volta de novo… não algo que seja definitivo para não ocorrer mais isso, já que as vezes é preciso reiniciar a máquina umas 3 vezes…?

  25. InvernosAntigos disse:

    Neim ! É uma boa solução, mas não serve para todas :Sefor problema do Vivid Vervet, não ajuda — localizei o problema dele e pode ser um caso geral : Ele parece voltar sempre para a configuração de teclado-padrão pq n está instalando as outras ! ou então as deleta com os outros arquivos de instalação descartados após o fim da instalação… N custa lembrar que o Ubuntu desde mais ou menos os tempos do pangolin que o menu teclado n configura o tipo de configuração de teclado. Uma omissão estúpida ! Mas fazer o q ? Há tempos q esses bundões da cannonical andam mais preocupados com idiotices tais como discutir se o “Control-Center” d Central d Aplicativos deve usar o nome “Cinnamon-Center” ou “Gnome-Center” ( ou “Cinnamon-Control-Center” ou outros derivados d mesmo tipo ). Já fizeram um serviço melhor !
    Mas, falando algo útil ( eu devo saber algo… )P os que usam Ubuntu e n tem como configurar sem ter q recorrer ao terminal, vai a dica : na central de aplicativos tem o “Teclado_MATE”, que permite justamente as configurações q vc mencionou ! Desde é claro, q estas estejam instaladas. ( Alguém aí sabe como instalá-las ?)

  26. Reginaldo disse:

    Obrigado. Problema resolvido.

  27. Claudia disse:

    Segui essas dicas e funcionou… por apenas uma semana. Fiz todas as atualizações pendentes no computador e voilá: voltou ao normal.

  28. Laudo disse:

    Pra mim não funcionava. em “disposição do teclado” mostrava o correto, portugues brasileiro, mas ao teclar inseria um caractere diferente – acento agudo saía [, e a [ saía ], etc. RESOLVI ASSIM: selecionei “usar a mesma fonte para todas as janelas” em configurações>entrada de texto. Nem precisei reiniciar. Já estava tudo certo automático. Espero que ajude.

  29. gustavo marques de sousa disse:

    bom dia galera to com um problema eu uso o Ubuntu 15.04 e toda vez que desliga ou reinicia o sistema ele perde configuração de teclado e ai o que faço alguém sabe como corrigir esse erro.

    obrigado

  30. José disse:

    Excelente!!! Sua dica funcionou!!!!! Parabéns pelo tutorial.

  31. Jutai Reis Barbosa disse:

    Veioooo, muito obrigado pela dica :D

  32. vlw pou eu tava com o teclado bugado vlw pou (:

  33. Lucas Storti disse:

    Valeu, ajudou muito!!

  34. Mathias disse:

    Excelente,resultou em pleno. Obrigado pela dica

Deixe seu comentário

Website