Canonical irá parar o serviço de arquivos e músicas do Ubuntu One

Categoria: Ubuntu | Palavras-chave: , ,

Ubuntu One sustitui o Ubuntu Single Sign On

Hoje tivemos o anúncio da descontinuidade dos serviços de arquivos e músicas do Ubuntu One. O motivo é a forte concorrência neste mercado onde outras empresas oferecem mais de 20 GB gratuitos. Para a Canonical manter estes serviços, teria que investir muito dinheiro, mais do que tem capacidade. Como a empresa quer ficar no mercado apenas onde consegue ser realmente competitiva, a decisão foi de encerrar os serviços.

Todos que usam estes serviços serão afetados da seguinte maneira. A partir de hoje, não será mais possível comprar músicas no Ubuntu One Music. O Ubuntu 14.04 não terá mais o serviço de arquivos Ubuntu One instalado por padrão. O serviço estará disponível até o dia primeiro de junho de 2014 e os arquivos estarão disponíveis até o dia 31 de julho de 2014 e depois disto serão apagados.

A boa notícia é que o código do serviço será disponibilizado como software livre e outras pessoas poderão continuar o serviço de outras maneiras.

Se você pagou uma “licença” anual, o dinheiro referente ao restante do ano será devolvido. Quem tiver dinheiro para receber será contatado individualmente.

A descontinuidade destes serviços não afetará o serviço de login único.

Fonte: Blog da Canonical

Publicado em 2 de abril de 2014 | 11 Comentários

Ivan Brasil Fuzzer

Ivan Brasil Fuzzer

Faço parte do grupo Tchelinux(http://www.tchelinux.org). O Tchelinux é um grupo de voluntários que trabalha com software livre e ainda acredita que boas coisas podem ser feitas nesta comunidade; desde que saibamos repassar aos que estão iniciando que Software Livre é um aprender e repassar o conhecimento incessante. Sou líder do Ubuntu-BR-RS juntamente com a Marta Vuelma. Tentamos divulgar a distribuição e auxiliar novos usuários por todo o estado do Rio Grande do Sul, as vezes em outros estados também. Sou um amante incondicional de software livre. Vivo apaixonado pelo Ubuntu.

Mais posts do autor (856)

11 Comentários

  1. Ricardo Luiz disse:

    Que tristeza… Eu adoro este serviço pq sincronizo as imagens e pastas primordiais de meus arquivos, sendo assim torna-se uma maneira facil e rapida de back-up qdo tenho que formatar… Apenas ativo o One e faço login, e em alguns momentos lá estão meus arquivos preferidos, minhas músicas vão para o Clementine e etc… Pôxa, terei que deixar um serviço de alerta aqui, vai que nenhuma alma boa aparece para cuidar do nosso querido One…
    É uma pena que as questões comerciais influenciem assim e ditem as regras do jogo… Uma penas…

  2. Thiago disse:

    Essa notícia me surpreendeu. Essa semana instalei o 13.10, e como já de início ele pede as informações do UbuntuOne ou oferece para criar uma conta, pensei que fosse um serviço muito utilizado… Por falar nisso tive problemas para fazer funcionar o dropbox e remover o ubuntuone nessa versão… Apesar de ter conta lá nunca usei, acabava ficando usando o meu dropbox que já estava sincronizado com todos os meus dispositivos.

  3. Enzzo disse:

    O que acontece com os dados?

  4. Julio Nascimento disse:

    Essa me pegou de surpresa… Uso o Ubuntu One para sincronizar meus arquivos automaticamente. Sempre funcionou muito bem… Agora terei que migrar para outro serviço. Qual a segunda opção para vocês ? Dropbox ? Já existe uma forma de sincronizar com o Drive do Google ?

    • Eu uso pouquíssimo esse tipo de ferramenta. Até onde eu sei não tem cliente oficial para o Google, só coisas feitas pela comunidade, aí vai de confiar ou auditar o código das ferramentas existentes.

  5. Matheus disse:

    Poxa, como eles querem querem que sincronizamos os nossos dados agr, uma das poucas coisas que competia com os outros sistemas era isso, eles nao investem, poxa desapontado, é bom ter um aplicativo proprio do sistema, sem depender de outros serviços, eles tambem precisam de um cliente de email para sincronizar todo o sistema, ai sim, todo mundo ficaria satisfeito, tomara que com as vendas do Ubuntu Touch ele consigam fazer isso .

  6. Um triste noticia, todo meu workspace é ligado na One. É um dos serviços melhores que testei. Infelizmente a Canonical apesar dos produtos é uma empresa pequena (comparada as concorrentes) e coisas assim são esperadas.

  7. Marcio disse:

    Realmente é uma notícia triste.

    Bem, então vem a pergunta… qual alternativa usar? Alguém pode dar uma sugestão (e a razão!!).

  8. Eu usei por um tempo e ele era muito bom, hoje não uso mais o ubuntu então não faz diferença. Mas um ponto muito certo é que, existem soluções que oferece serviços melhores, o que poderiam fazer é desenvolver metodos de se conectar a eles como o google drive que ainda precisa de gambiarra para utilizar no linux.

Deixe seu comentário

Website