Lançado o Ubuntu 14.04 LTS

Categoria: Ubuntu | Palavras-chave: , , , ,

Ubuntu 14.04 LTS Trusty Tahr

O tão aguardado Ubuntu 14.04 LTS, codinome Trusty Tahr (Cabra selvagem Fiel) foi liberado para download hoje 17/04.

Se você não acompanhou o desenvolvimento do Ubuntu 14.04 não deverá notar grandes mudanças nessa nova versão. O ciclo atual de desenvolvimento foi focado em melhorias de performance, segurança e confiabilidade, concentrando os trabalhos “em baixo do capô” com poucas mudanças no visual.

Algumas novidades do Ubuntu 14.04 LTS

– Foram removidas as bordas das janelas, que receberam uma suavização com cantos superiores arredondados;
– Redimensionamento de janelas em tempo real;
– Menus integrados no topo das janelas;
– Tela do bloqueio possui aparência semelhante a tela de login;
– Os ícones no lançador agora podem ser redimensionados até 16 pixels;
– Mate 1.6 e Pepper Flash Player foram adicionados ao repositório oficial do Ubuntu;
– Unity 7 foi reescrito totalmente em GTK3;
– Ubuntu Gnome 14.04 passa a ser também uma LTS;
– TRIM virá habilitado por padrão para SSDs, dando mais desempenho e prolongando a vida útil da unidade de estado sólido;

Alguns rumores dizem que essa é a última versão do Ubuntu que virá com o Nautilus (gerenciador de arquivos e pastas). Segundo informações do desenvolvedor Oliver Grawert em uma lista de discussão recente, a próxima versão do Ubuntu deverá trazer um novo gestor de arquivos, o File Manager que irá tomar o lugar do Nautilus. Ainda segundo Grawert, as novas versões do Nautilus com modificações feitas pela equipe do Gnome dificultaram a integração com o Unity e, como esta nova versão do Ubuntu busca se aproximar ainda mais da convergência total entre dispositivos móveis e PC, essa mudança parece ser natural.

O Ubuntu 14.04 LTS terá suporte de 5 anos para: Ubuntu Desktop, Ubuntu Server, Ubuntu Core, Kubuntu, Edubuntu e Ubuntu Kylin (Ubuntu chinês). Todos os outros sabores terão suporte por 3 anos.

A nota completa de lançamento você pode conferir em https://wiki.ubuntu.com/TrustyTahr/ReleaseNotes

Download do Ubuntu 14.04 LTS

As demais versões oficiais do Ubuntu 14.04 podem ser baixadas nos links abaixo:

Prefira sempre baixar via torrent, assim você ajuda os outros usuários que também estão baixando o Ubuntu.

Dica: antes de instalar ou atualizar é recomendado você realizar um backup de seus arquivos.

E ai? O que você achou dessa versão do Ubuntu?

Publicado em 17 de Abril de 2014 | 14 Comentários

Rudinei Weschenfelder

Rudinei Weschenfelder

Técnico em informática, desenvolvedor web, empresário e entusiasta de tecnologias livres. Líder do Time de Documentação do Ubuntu Brasil (Ubuntu-BR-DOC), membro do Time de Tradução do Ubuntu Brasil (Ubuntu-BR) e do LoCo Team Ubuntu-BR-RS.

Mais posts do autor (15)

14 Comentários

  1. Milton disse:

    Tantas versões que nem eu conhecia: Ubuntu Cloud Server, Ubuntu Netboot (achei que tivessem descontinuado), Ubuntu Core etc. Gostaria de uma breve matéria sobre eles. Obrigado!

  2. Marcker disse:

    Obrigado por compartilhar.
    Sempre acompanho seu trabalho por aqui (principalmente os vídeos; que até hoje não saiu aquele sobre openSUSE).

    Senso assim, gostaria de sugerir uma pequena correção em um dos itens:

    “Os ícones no lançador agora podem ser redimensionados até 16 pixels”

    Testando o “Tahr” com um FlashDisk observei que o mínimo é realmente 16px, porém, o limite é 64px. Não sei se quis dizer isso, mas acho que vale a pena uma correção.

    No mais, dou-lhe os parabéns.

    Abraço.

  3. Renato disse:

    Só espero que o Ubuntu não se torne um Windows 8 da vida com essa ideia de convergência. Experimentei uma sessão utilizando o Unity 8 em conjunto com o Mir e fiquei um pouco desapontado pois parecida que eu estava usando um tablet e não um PC, espero que eles adaptem a interface para os PC.

  4. JamesRafael disse:

    Acabei de atualizar o meu PC com 13.10 para o 14.04 e estou com uma dúvida, podem me ajudar??

    Percebi que ao mover/apagar/copiar arquivos, não existe mais a janela do Nautilus mostrando o progresso da operação (quanto tempo restante além de quantos GB já haviam sido copiados). Preciso ativá-la em algum lugar ou com algum comando?? Alguém pode me ajudar??

  5. Scheldon disse:

    Eu gosto do nautilus, se forem tirar ele que pelo menos troquem por outro gerenciador a altura.

  6. Willy disse:

    Eu nunca vi este computador rodando tão rápido depois que fiz uma instalação limpa do Ubuntu 14.04. Parabens a Canonical que fez um ótimo trabalho no Unity e agora está voando. Estou rodando num lenovo Desktop com Intel® Core™ i5-3470S CPU @ 2.90GHz × 4. Confesso que estou considerando vender meu imac late 2009 e tornar essa máquina a minha principal. Tudo ficou muito instantâneo e macio. Sem dúvida valeu a pena esperar !!!

  7. Jean Alves disse:

    Eu adoro o Ubuntu, acabei de queimar a ISO e testarei primeiro no DVD-live. Porém atualmente utilizo o Elementary OS e estou gostando muito dele. É uma pena que o Elementary OS (baseado no Ubuntu) não lançou uma versão simultânea à esta versão do Ubuntu :(

  8. Thiago Jack disse:

    Muito bom esse post! Só gostaria de saber o que houve com os novos ícones que disseram que estaria presente nessa versão LTS.

    • kelvin disse:

      Também gostaria de saber, estava muito ansioso com os novos ícones. Mais essa nova versão do ubuntu ficou maravilhosa muito rápido e o unyti muito leve..

  9. Neidson disse:

    O que aconteceu com o comando “/etc/init.d/networking restart”??

  10. Claucilei disse:

    Nas versões anteriores do Ubuntu server os arquivos para configurar a placa de rede eram basicamente, /etc/network/interfaces, /etc/udev/rules.d/70-persistent-net.rules e /etc/resolv.conf, o “interface” configurava as informações relacionadas a rede como ip, mask, gateway, nome da interface etc, o 70-persistent-net.rules tinha informações como mac, nome da interface, etc, quando uma interface era reconhecida o hardware, mas não recebia o ip ou não estava configurado ip, mask, gateway, bastava ir no rules.d/70-persistent-net.rules verificar qual era o nome da interface e setar as configurações no arquivo “interfaces”, com a versão 14.04lts server, o arquivo /etc/udev/rules.d/70-persistent-net.rules não existe e o nome da interface passou a ser “p5px”, alguém saberia me informar qual é o arquivo que substituiu o /etc/udev/rules.d/70-persistent-net.rules?
    Obrigado desde já!

Deixe seu comentário

Website