Tecla “?” no Lenovo E431

P_20150807_175919

Tem coisa mais chata do que pressionar uma tecla no teclado e nada aparecer na tela? Para piorar você procura uma segunda opção no teclado e não encontra? Pois é, passei por isso ao reinstalar o Ubuntu no meu Lenovo E431, com os caracterres “?” e “/”, mas não foi difícil encontrar a solução.

A solução para este problema, para quem utiliza Ubuntu e outras distribuições baseadas no Debian, é simples e pelo que pesquisei se aplica a vários outros modelos da Lenovo vendidos no Brasil.

Para resolvermos de vez este problema, abra o gedit pressionando a tecla Super(também conhecida como tecla Windows) e digitando gedit. Ao aparecer o ícone do Editor de Texto, clique nele para abrir o programa.

Vá no menu Arquivo, Abrir e vá na pasta home(provavelmente já irá abrir nesta pasta). Pressione as teclas Ctrl+h para mostrar os arquivos ocultos e abra o arquivo com nome .xsessionrc. Se ele estiver vazio, copie e cole o conteúdo abaixo.

#!/bin/bash
setxkbmap -model thinkpad60 -layout br

Salve o arquivo e encerre a sessão e entre com seu usuário e senha novamente. Pronto, o problema das teclas estará resolvido.

Se este tutorial resolveu o seu problema em outro modelo de notebook, não esqueça de deixar um comentário dizendo o modelo do seu notebook para que mais pessoas sejam beneficiadas.

Esta dica também pode funcionar em outras distribuições não baseadas no Debian, mas não fiz este teste para ter certeza.

4 thoughts on “Tecla “?” no Lenovo E431

  1. Tenho um Lenovo ideapad S400 e sempre tenho problemas de configuração de teclado. Aqui, as teclas ficam com configuração do teclado americano, o que eu resolvo trocando na barra superior a linguagem do teclado (às vezes apenas selecionando pt novamente resolve)…

  2. É só executar o comando dpkg-reconfigure keyboard-configuration no terminal, escolher o modelo do notebook e pronto. Não há a necessidade de criar ou editar arquivo.

Deixe um comentário