Tecla “?” no Lenovo E431

Categoria: Ubuntu | Palavras-chave: , , , ,

P_20150807_175919

Tem coisa mais chata do que pressionar uma tecla no teclado e nada aparecer na tela? Para piorar você procura uma segunda opção no teclado e não encontra? Pois é, passei por isso ao reinstalar o Ubuntu no meu Lenovo E431, com os caracterres “?” e “/”, mas não foi difícil encontrar a solução.

A solução para este problema, para quem utiliza Ubuntu e outras distribuições baseadas no Debian, é simples e pelo que pesquisei se aplica a vários outros modelos da Lenovo vendidos no Brasil.

Para resolvermos de vez este problema, abra o gedit pressionando a tecla Super(também conhecida como tecla Windows) e digitando gedit. Ao aparecer o ícone do Editor de Texto, clique nele para abrir o programa.

Vá no menu Arquivo, Abrir e vá na pasta home(provavelmente já irá abrir nesta pasta). Pressione as teclas Ctrl+h para mostrar os arquivos ocultos e abra o arquivo com nome .xsessionrc. Se ele estiver vazio, copie e cole o conteúdo abaixo.

#!/bin/bash
setxkbmap -model thinkpad60 -layout br

Salve o arquivo e encerre a sessão e entre com seu usuário e senha novamente. Pronto, o problema das teclas estará resolvido.

Se este tutorial resolveu o seu problema em outro modelo de notebook, não esqueça de deixar um comentário dizendo o modelo do seu notebook para que mais pessoas sejam beneficiadas.

Esta dica também pode funcionar em outras distribuições não baseadas no Debian, mas não fiz este teste para ter certeza.

Publicado em 7 de agosto de 2015 | 4 Comentários

Ivan Brasil Fuzzer

Ivan Brasil Fuzzer

Faço parte do grupo Tchelinux(http://www.tchelinux.org). O Tchelinux é um grupo de voluntários que trabalha com software livre e ainda acredita que boas coisas podem ser feitas nesta comunidade; desde que saibamos repassar aos que estão iniciando que Software Livre é um aprender e repassar o conhecimento incessante. Sou líder do Ubuntu-BR-RS juntamente com a Marta Vuelma. Tentamos divulgar a distribuição e auxiliar novos usuários por todo o estado do Rio Grande do Sul, as vezes em outros estados também. Sou um amante incondicional de software livre. Vivo apaixonado pelo Ubuntu.

Mais posts do autor (856)

4 Comentários

  1. Porto disse:

    Tenho um Lenovo ideapad S400 e sempre tenho problemas de configuração de teclado. Aqui, as teclas ficam com configuração do teclado americano, o que eu resolvo trocando na barra superior a linguagem do teclado (às vezes apenas selecionando pt novamente resolve)…

  2. Antonio disse:

    Funcionou no meu Toshiba satelite P845T
    GRATO

  3. Vitor disse:

    É só executar o comando dpkg-reconfigure keyboard-configuration no terminal, escolher o modelo do notebook e pronto. Não há a necessidade de criar ou editar arquivo.

Deixe seu comentário

Website